O poder do autoconhecimento
Por: Petit Abel
Em: 14 de setembro de 2023
Desde que ouvi o discurso da @anitta no VMA 2023, fiquei refletindo sobre o agradecimento que a cantora fez a si mesma. A frase dividiu opiniões na internet e alguns a acusaram de arrogante. Mas será?
Todas as nossas conquistas são fruto de múltiplos fatores, principalmente, do nosso próprio esforço. Logo, por que não reconhecê-lo publicamente? Somos obrigados a sempre dividir o que fazemos, ainda que trabalhemos a maior parte do tempo, e exaustivamente, sozinhos?
O fato é que a gente rala tanto para conquistar as nossas coisinhas que até esquecemos de comemorar. Pior, de reconhecer o nosso empenho individual, sobretudo, e isso não é nada justo! Não estou falando do mito da meritocracia (que, aliás, não acredito nem um pouco), mas de uma autoconfiança que está ficando cada vez mais censurada hoje em dia, aquele oponopono do "eu posso", "eu sou", "eu faço", "eu mesmo", "comigo mesmo", solitariamente.
Portanto, não deixe de sentir orgulho da sua jornada e comemore cada conquista. É bom deixar a modéstia de lado, de vez em quando, e valorizar que também somos capazes de chegar lá mesmo quando muitos nos desacreditaram pelo caminho 😉
Ninguém precisa ser fã da Anitta para saber que conquistar reconhecimento internacional dá trabalho. Então, parabéns a ela ✨